quarta-feira, 2 de junho de 2021

Núcleo de Mediação da Escola Carlos Pereira de Sousa, integrante do Projeto CONSIGO realiza importante atividade para o avanço da Educação Patrimonial Interdisciplinar

Escola Municipal Carlos Pereira de Sousa, Maranguape, Ceará inicia ciclo de encontros pedagógicos sobre Educação Patrimonial.

 

O projeto CONSIGO possui uma essência fundamental com a abordagem da educação patrimonial e resgate na comunidade a ideia de pertencimento e apropriação territorial da cultura local e das mais diversas manifestações passadas e seus impactos no presente. Trazer esta abordagem aos alunos faz um perfeito resgate do território e do que vem se perdendo com o passar dos anos.




O resgate histórico, territorial, cultural e situacional traz para o contexto escolar uma inquietação para a pesquisa e busca de conhecimentos das mais diversas épocas e áreas de conhecimento. Os alunos são impactados a se verem como agentes protagonistas que constroem suas histórias em interação com o meio.


A Escola Carlos Pereira de Sousa, localizada no distrito de Penedo, acolheu a temática do projeto através dos alunos: Nicholas Kelvyn e Kariny Maria (8º ano “U”) com a articulação do professor e orientador Pedro Henrique na contribuição patrimonial do município de Maranguape. No mês de junho, fizemos uma reunião pedagógica com a equipe de anos finais para discutir e repassar para os demais profissionais o que está sendo abordado e como os outros professores podem acrescentar como proposta interdisciplinar.

Afra Bezerra – diretora escolar

Rafael Alves – coordenador pedagógico

Lucineide Barros – assessora pedagógica

Jair Aparecido – professor de Educação Física

Elisandra Mesquita – professora de Ciências e Arte 

Patrícia Fernandes – professora de Inglês

Haydecleuma Honorato – professora de Matemática 

Marques Morais – professor de Matemática

Herlenice Sousa – professora de Português

Virgínia Costa - professora de Português

Valdecira Matos – professora de Geografia


A Escola Municipal Carlos Pereira de Sousa é uma das 25 Escolas Públicas de Maranguape que integra o Projeto CONSIGO por meio do Núcleo de Mediação Escolar. 

Para saber mais acesse o Instagram da Escola Municipal Carlos Pereira de Sousa: https://instagram.com/car_lospereira2021?utm_medium=copy_link

Ou entre em contato pelo email: emcps@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Somos gratos pelo vosso comentário. Outros assuntos por favor mande-nos um email para ecomuseumaranguape@gmail.com. Atentamente. Equipe Ecomuseu de Maranguape.

Projeto CONSIGO de Educação Patrimonial com Escolas Públicas de Maranguape.

Projeto CONSIGO de Educação Patrimonial com Escolas Públicas de Maranguape.
Fase II do Projeto CONSIGO de Educação Patrimonial tem início com encontro formativo para coordenadores pedagógicos das Escolas Públicas de Maranguape.

Difusão Científica - Rede de Tecnologias Sociais de Maranguape

Ecomuseu de Maranguape celebra seus 17 anos com o lançamento da 4ª Edição do PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE AGENTES JOVENS DO PATRIMÔNIO CULTURAL

  Ecomuseu de Maranguape celebra seus 17 anos com o lançamento da 4ª Edição do seu PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE AGENTES JOVENS DO PATRIMÔNIO CULT...

Recomendamos Leitura!!

Postagens mais visitadas do Ecomuseu de Maranguape

Paulo Freire e Museologia de Práxis Comunitária

"Existir, humanamente, é pronunciar o mundo, é modificá-lo."
(Pedagogia do Oprimido. 1968)

Participe da Campanha de Assinatura Solidária do Ecomuseu de Maranguape

Participe da Campanha de Assinatura Solidária do Ecomuseu de Maranguape
Clique no link e saiba como fazer para ser um/a amigo/a do Patrimônio Cultural de Maranguape!!