O PROJETO MARANGUAPE CIDADE-MUSEU VENCENDOR NO 8º PRÊMIO DARCY RIBEIRO DO IBRAM, AGORA É UM PROGRAMA FORMATIVO PARA JOVENS ESTUDANTES DE MARANGUAPE.
(Equipe de profissionais e o primeiro grupo participantes
do programa formativo Maranguape Cidade-Museu, estudantes da
Escola Municipal José de Moura, Cachoeira, Maranguape, Ceará. Março 2022)
O Ecomuseu de Maranguape vem desenvolvevendo desde o início do ano de 2022, o projeto vencedor no 8º Prêmio Darcy Ribeiro do Ibram, MARANGUAPE CIDADE-MUSEU, que com este importante apoio pode avançar para o estatuto de programa formativo permanente dos serviços educativos do Ecomuseu de Maranguape para jovens estudantes das Escolas Públicas, para as iniciativas parceiras da Articulação-REDE de Museologia Comunitária de Maranguape.
O programa formativo MARANGUAPE CIDADE-MUSEU aliado ao Projeto CONSIGO de Educação Patrimonial, ambos representam a consolidação de um percurso de 15 anos de atividades do Ecomuseu de Maranguape.
O programa formativo MARANGUAPE CIDADE-MUSEU tem como objetivo central aproximar e desenvolver os temas, os conceitos e a práxis da Museologia Comunitária com os estudantes das Escolas Públicas e com as comunidades contempladas nas iniciativas da Articulação-REDE de Museologia Comunitária de Maranguape. Com o apoio e a parceria da Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitário (ABREMC) nesta 8ª Edição do Prêmio Darcy Ribeiro, o Ecomuseu de Maranguape foi uma das inciativas em museologia comunitária contemplada e em breve terá um artigo sobre o projeto, publicado nos Cadernos de Educação Museal do Ibram.
O programa formativo MARANGUAPE CIDADE-MUSEU nesta fase-piloto de trabalho está contemplando 10 (dez) estudantes da Escola Municipal José de Moura e conta com (02) duas atividades principais em andamento - CATALOGAÇÃO FÍSICA E DIGITAL DE ACERVO MUSEOLÓGICO E SINALIZAÇÃO QR-CODE DO PATRIMONIO CULTURAL DO TERRITÓRIO - mas aglutinadoras de diversas outras importantes ações para a produção e socialização de conhecimento realizada com e a partir da relação entre comunidade e o seu patrimônio cultural na perspectiva da construção de uma práxis educativa que arregimente, amplie e colabore com à educação integral, com a organização comunitária e o com o desenvolvimento local.
Equipe de Coordenação:
Nádia Almeida - Museóloga
Graça Timbó - Direção
Jeane Vasconcelos - Técnica em Museologia Comunitária
Dalisson Cavalcante - Técnico em TI
Para mais informações e/ou se quiseres apoiar sendo parceiro dos projetos e programas do Ecomuseu de Maranguape, mande-nos uma mensagem de email para: ecomuseumaranguape@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Somos gratos pelo vosso comentário. Outros assuntos por favor mande-nos um email para ecomuseumaranguape@gmail.com. Atentamente. Equipe Ecomuseu de Maranguape.