sexta-feira, 25 de março de 2022

Ecomuseu de Maranguape avança no alinhamento entre Escolas, Associações e Comunidades para uma política pública de salvaguarda comunitária do patrimônio cultural e desenvolvimento local

O PROJETO MARANGUAPE CIDADE-MUSEU VENCENDOR NO 8º PRÊMIO DARCY RIBEIRO DO IBRAM, AGORA É UM PROGRAMA FORMATIVO PARA JOVENS ESTUDANTES DE MARANGUAPE.


(Equipe de profissionais e o primeiro grupo participantes
 do programa formativo Maranguape Cidade-Museu, estudantes da 
Escola Municipal José de Moura, Cachoeira, Maranguape, Ceará. Março 2022)

O Ecomuseu de Maranguape vem desenvolvevendo desde o início do ano de 2022, o projeto vencedor no 8º Prêmio Darcy Ribeiro do Ibram, MARANGUAPE CIDADE-MUSEU, que com este importante apoio pode avançar para o estatuto de programa formativo permanente dos serviços educativos do Ecomuseu de Maranguape para jovens estudantes das Escolas Públicas, para as iniciativas parceiras da Articulação-REDE de Museologia Comunitária de Maranguape.

O programa formativo MARANGUAPE CIDADE-MUSEU aliado ao Projeto CONSIGO de Educação Patrimonial, ambos representam a consolidação de um percurso de 15 anos de atividades do Ecomuseu de Maranguape.




O programa formativo MARANGUAPE CIDADE-MUSEU tem como objetivo central aproximar e desenvolver os temas, os conceitos e a práxis da Museologia Comunitária com os estudantes das Escolas Públicas e com as comunidades contempladas nas iniciativas da Articulação-REDE de Museologia Comunitária de Maranguape. Com o apoio e a parceria da Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitário (ABREMC) nesta 8ª Edição do Prêmio Darcy Ribeiro, o Ecomuseu de Maranguape foi uma das inciativas em museologia comunitária contemplada e em breve terá um artigo sobre o projeto, publicado nos Cadernos de Educação Museal do Ibram.




O programa formativo MARANGUAPE CIDADE-MUSEU nesta fase-piloto de trabalho está contemplando 10 (dez) estudantes da Escola Municipal José de Moura e conta com (02) duas atividades principais em andamento - CATALOGAÇÃO FÍSICA E DIGITAL DE ACERVO MUSEOLÓGICO E SINALIZAÇÃO QR-CODE DO PATRIMONIO CULTURAL DO TERRITÓRIO - mas aglutinadoras de diversas outras importantes ações para a produção e socialização de conhecimento realizada com e a partir da relação entre comunidade e o seu patrimônio cultural na perspectiva da construção de uma práxis educativa que arregimente, amplie e colabore com à educação integral, com a organização comunitária e o com o desenvolvimento local. 




Equipe de Coordenação:

Nádia Almeida - Museológa
Graça Timbó - Direção 
Jeane Vasconcelos - Técnica em Museologia Comunitária
Dalisson Cavalcante - Técnico em TI


Para mais informações e/ou se quiseres apoiar sendo parceiro dos projetos e programas do Ecomuseu de Maranguape, mande-nos uma mensagem de email para: ecomuseumaranguape@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Somos gratos pelo vosso comentário. Outros assuntos por favor mande-nos um email para ecomuseumaranguape@gmail.com. Atentamente. Equipe Ecomuseu de Maranguape.

Projeto CONSIGO de Educação Patrimonial com Escolas Públicas de Maranguape.

Projeto CONSIGO de Educação Patrimonial com Escolas Públicas de Maranguape.
Fase II do Projeto CONSIGO de Educação Patrimonial tem início com encontro formativo para coordenadores pedagógicos das Escolas Públicas de Maranguape.

Difusão Científica - Rede de Tecnologias Sociais de Maranguape

Ecomuseu de Maranguape celebra seus 17 anos com o lançamento da 4ª Edição do PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE AGENTES JOVENS DO PATRIMÔNIO CULTURAL

  Ecomuseu de Maranguape celebra seus 17 anos com o lançamento da 4ª Edição do seu PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE AGENTES JOVENS DO PATRIMÔNIO CULT...

Recomendamos Leitura!!

Postagens mais visitadas do Ecomuseu de Maranguape

Paulo Freire e Museologia de Práxis Comunitária

"Existir, humanamente, é pronunciar o mundo, é modificá-lo."
(Pedagogia do Oprimido. 1968)

Participe da Campanha de Assinatura Solidária do Ecomuseu de Maranguape

Participe da Campanha de Assinatura Solidária do Ecomuseu de Maranguape
Clique no link e saiba como fazer para ser um/a amigo/a do Patrimônio Cultural de Maranguape!!