Fase II do Projeto CONSIGO de Educação Patrimonial tem início com encontro formativo para coordenadores pedagógicos das Escolas Públicas de Maranguape.

 


Olá a todos/as amigos/as e parceiros do Ecomuseu de Maranguape.
Segunda-feira (20/06) das 13h às 17h daremos início da Fase II do Projeto CONSIGO em Educação Patrimonial.
O público para este encontro formativo serão os coordenadores pedagógicos das 25 Escolas Públicas participantes do projeto.
O tema das duas oficinas práticas objetiva apoiar com ferramentas e recursos didáticos e pedagógicos, o trabalho Interdisciplinar com o património cultural.
As oficinas serão ministradas por Marcio Carvalhal (Administrador e Gestor de Projetos) e Nádia Almeida (Educadora e Museóloga).

Se interessou?!
A boa notícia é que há vagas (limitadas) para docentes da escola pública e profissionais de Ecomuseus e Museus Comunitários.
Inscrições pelo formulário a seguir:


CONTEXTUALIZAÇÃO

O Projeto CONSIGO do Ecomuseu de Maranguape foi uma das iniciativas em educação patrimonial, internacionalmente premiadas pelo Ibermuseus em 2020.

A primeira fase do projeto foi desenvolvida entre janeiro e agosto de 2021 com 25 Escolas da rede pública de educação do nosso município de Maranguape. Em cada uma das Escolas foi composto um Núcleo de Mediação Cultural (Coordenador Pedagógico, 1 ou 2 professores, 2 estudantes).

De modo remoto, foi produzido pela pesquisa de 1.200 estudantes do ensino fundamental 2, orientado pelo professor/as (história, na maioria) um Inventário Etnográfico sobre o Patrimônio Cultural das comunidades das Escolas distribuídas pelos 17 distritos de Maranguape.
Como forma a promover a difusão científica dos conteúdos pesquisados e das práticas realizadas, o Projeto CONSIGO lançou um aplicativo (1º do Brasil para o segmento da museologia comunitária) de acesso gratuito a todos os estudantes das Escolas Públicas de Maranguape.

No segundo semestre de 2021, a equipe de coordenação do Projeto CONSIGO trabalhou na consolidação do grande volume de dados pesquisados e também sobre os significados que os estudantes atribuiam ao patrimônio cultural, o que culminou com o projeto MARANGUAPE CIDADE-MUSEU.
Este projeto, por sua vez, recebeu o Prêmio Nacional Darcy Ribeiro - IBRAM e que desde janeiro de 2022 está em desenvolvimento com um grupo de estudantes da Escola Municipal José de Moura. O projeto objetiva realizar até o final de junho, a catalogação física e digital do acervo do Ecomuseu de Maranguape.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Somos gratos pelo vosso comentário. Outros assuntos por favor mande-nos um email para ecomuseumaranguape@gmail.com. Atentamente. Equipe Ecomuseu de Maranguape.

Projeto CONSIGO de Educação Patrimonial com Escolas Públicas de Maranguape.

Projeto CONSIGO de Educação Patrimonial com Escolas Públicas de Maranguape.
Fase II do Projeto CONSIGO de Educação Patrimonial tem início com encontro formativo para coordenadores pedagógicos das Escolas Públicas de Maranguape.

Difusão Científica - Rede de Tecnologias Sociais de Maranguape

Ecomuseu de Maranguape celebra seus 17 anos com o lançamento da 4ª Edição do PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE AGENTES JOVENS DO PATRIMÔNIO CULTURAL

  Ecomuseu de Maranguape celebra seus 17 anos com o lançamento da 4ª Edição do seu PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE AGENTES JOVENS DO PATRIMÔNIO CULT...

Recomendamos Leitura!!

Postagens mais visitadas do Ecomuseu de Maranguape

Paulo Freire e Museologia de Práxis Comunitária

"Existir, humanamente, é pronunciar o mundo, é modificá-lo."
(Pedagogia do Oprimido. 1968)

Participe da Campanha de Assinatura Solidária do Ecomuseu de Maranguape

Participe da Campanha de Assinatura Solidária do Ecomuseu de Maranguape
Clique no link e saiba como fazer para ser um/a amigo/a do Patrimônio Cultural de Maranguape!!