Mesa Redonda Virtual do Ecomuseu de Maranguape celebra Dia Internacional da Juventude - 12 de Agosto de 2020/20h

 

ECOMUSEU DE MARANGUAPE

DIA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE – 12/08/2020 às 20h

Mesa Redonda Virtual preparatória 

 2ª Conferência Juventude e Patrimônio Cultural de Maranguape

Uma Perspectiva Crítica e Criativa para a Salvaguarda Comunitária 


“Existir, humanamente, é pronunciar o mundo, é modificá-lo”

Paulo Freire (Pedagogia do Oprimido, 1968)


A Coordenação de Juventude do Ecomuseu de Maranguape convida para a 'Mesa Redonda Virtual' em comemoração ao Dia Internacional da Juventude. Com o tema geral "O Patrimônio Cultural para o engajamento e para uma ação global  da juventude em tempos de pandemia', contamos com a sua participação neste importante debate e na construção de novas alternativas.

Inscreva-se por email: ecomuseumaranguape@gmail.com 

ou pelo WhatsApp: +55 85 982135263





Sejam todos/as e cada um/as bem-vindos/as ao nosso encontro comemorativo do dia Internacional da Juventude a ser celebrado a cada ano nesta data de hoje (12/08/2020). De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU foi escolhida esta data para reconhecer os esforços anteriores de valorização da juventude ocorridos com os Fóruns Mundiais da Juventude na década de 1990 sempre no mês de agosta e em datas aproximadas ao dia 12/08. O tema para 2020 conta com o seguinte contexto: 


“O tema do Dia Internacional da Juventude 2020, "Engajamento Juvenil para Ação Global" pretende destacar as maneiras pelas quais o engajamento dos jovens em nível local, nacional e global está enriquecendo instituições e processos nacionais e multilaterais, bem como tirar lições sobre como sua representação e engajamento na política institucional formal podem ser significativamente melhorados. Os jovens podem ser uma força positiva para o desenvolvimento quando recebem o conhecimento e as oportunidades de que precisam para prosperar. Hoje, existem 1,2 bilhão de jovens com idades entre 15 e 24 anos, representando 16% da população global. Em 2030 - a data prevista para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que compõem a Agenda 2030 - o número de jovens deverá crescer 7 por cento, para quase 1,3 bilhão.” (Fonte: https://nacoesunidas.org/enviada-da-onu-para-juventude-lanca-campanha-de-criacao-global-de-emoji-para-twitter/)

Engajamento, representação, política e conhecimento são as palavras-chave que encontram lugar nesta Mesa Redonda virtual em causa. O patrimônio cultural pela sua própria natureza social, ou seja, resulta da relação dos homens e mulheres entre si e com o seu território. Em outras palavras, o patrimônio cultural antes de ser algo histórico, foi um processo histórico. E como todo processo histórico...envolve luta social. 

Pergunte-se, por exemplo, sobre quem decidiu e por que um objeto tem mais valor histórico que um outro? Será que basta ser mais antigo para ser mais valioso? Ou numa outra perspectiva... por que não se fala dos processos históricos (relações de trabalho, se escravo ou assalariado, ou divisão das classes sociais e as opressões) que produziram determinados saberes e fazeres tradicionais? 




O Ecomuseu de Maranguape desde seu modelo de uma gestão que se queira comunitária, considera a participação da comunidade local, sobretudo, os jovens, como principal público dos seus projetos. Como instituição museológica, a sua função social e as suas demais instâncias organizativas como missão, valores e visão orientam-se de acordo com a participação e o nível de envolvimento dos seus públicos. Portanto, decenalmente, o Ecomuseu de Maranguape rever sua política museológica e umas das principais formas de promover esta revisão e atualização realiza-se por meio da Conferência sobre o Patrimônio Cultural. 

No ano de 2009 e para ser iniciada para o decênio 2010 a 2020 realizou-se a 1ª Conferência. Na altura, os jovens guias do Ecomuseu de Maranguape e jovens da comunidade de Cachoeira, organizaram e conduziram juntamente com a equipe técnica do Ecomuseu de Maranguape, grupos de trabalhos temáticos e a plenária de aprovação de propostas para serem desenvolvidas nas atividades e nos projetos (vide histórico no item anterior) para década anterior. Portanto, a 2ª Conferência ora apresentada pressupõe tanto dar a conhecer o que foi realizado como também propor novas diretrizes para este início de década, 2020-2030. 

Não por acaso, escolheu-se realizar esta reunião preparatória – Mesa Redonda Virtual - como programação comemorativa do Dia Internacional da Juventude, dia 12/08/2020 e escolhendo como data para a realização da 2ª Conferência, o dia 12/10/2020, data de aniversário do Ecomuseu de Maranguape. Com isto, serão dois meses de prazo para uma melhor organização e articulação dos parceiros para que sob à coordenação de Juventude do Ecomuseu de Maranguape, ocorra a recolha mais qualificada e representativa da visão, valores, opiniões, propostas, ideias, colaborações e por aí vai... de todos os públicos envolvidos nas atividades e projetos. Ou seja, o melhor presente de aniversário para o Ecomuseu de Maranguape.

Um comentário:

  1. Parabéns aos organizadores e aos jovens que irão participar da mesa! Estarei prestigiando. Yara Mattos

    ResponderExcluir

Somos gratos pelo vosso comentário. Outros assuntos por favor mande-nos um email para ecomuseumaranguape@gmail.com. Atentamente. Equipe Ecomuseu de Maranguape.

Projeto CONSIGO de Educação Patrimonial com Escolas Públicas de Maranguape.

Projeto CONSIGO de Educação Patrimonial com Escolas Públicas de Maranguape.
Fase II do Projeto CONSIGO de Educação Patrimonial tem início com encontro formativo para coordenadores pedagógicos das Escolas Públicas de Maranguape.

Difusão Científica - Rede de Tecnologias Sociais de Maranguape

Ecomuseu de Maranguape celebra seus 17 anos com o lançamento da 4ª Edição do PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE AGENTES JOVENS DO PATRIMÔNIO CULTURAL

  Ecomuseu de Maranguape celebra seus 17 anos com o lançamento da 4ª Edição do seu PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE AGENTES JOVENS DO PATRIMÔNIO CULT...

Recomendamos Leitura!!

Postagens mais visitadas do Ecomuseu de Maranguape

Paulo Freire e Museologia de Práxis Comunitária

"Existir, humanamente, é pronunciar o mundo, é modificá-lo."
(Pedagogia do Oprimido. 1968)

Participe da Campanha de Assinatura Solidária do Ecomuseu de Maranguape

Participe da Campanha de Assinatura Solidária do Ecomuseu de Maranguape
Clique no link e saiba como fazer para ser um/a amigo/a do Patrimônio Cultural de Maranguape!!