O início da Fase II do Projeto CONSIGO - 20/06/2022 - foi perpassado por momentos de grandes emoções ao lembrar e reverenciar o importante legado e a memória de uma das suas coordenadores, a liderança comunitária Graça Timbó.
Em nome deste importante legado no trabalho por uma educação patrimonial para todas as escolas públicas de Maranguape, todos os participantes - coordenadores/as pedagógicos de 25 escolas públicas, a coordenação dos ensino fundamental II, a coordenação do conselho municipal de educação e a coordenação geral do Ecomuseu de Maranguape - acompanharam atentamente a apresentação da Fase I do do Projeto CONSIGO e a contextualização para a segmento das atividades em educação patrimonial para o segundo semestre letivo.
O Projeto CONSIGO que fundamenta-se nas ideias de Paulo Freire, na perspectiva da Aprendizagem Significativa e nos princípios da Museologia Comunitária alicerçados na Mesa-Redonda de Santiago do Chile (1972).
Como primeiros encaminhamentos, a reunião de trabalho e alinhamento promovida de modo virtual, deliberou pela reorganização dos NÚCLEOS DE MEDIAÇÃO CULTURAL do Projeto CONSIGO em cada uma das 25 escolas públicas e que serão compostos pelo 01 coordenador pedagógico, 01 ou 02 professores e 02 estudantes do ensino fundamental II.
Como também alinharam-se, duas atividades principais para o próximo semestre letivo - agosto a dezembro/2022 - quais sejam:
- Devolutiva e contextualização do programa interdisciplinar em educação patrimonial por cada um dos 25 territórios das respectivas 25 escolas. Posteriormente será consolidada a proposta geral do programa em educação patrimonial interdisciplinar.
- Encontros Formativos "Métodos e Práticas em Educação Patrimonial". Atendendo a demanda da Fase II do Projeto que sinalizou a importância de recursos didáticos e pedagógicos para a mobilização dos conhecimentos produzidos na relação entre comunidade e patrimônio cultural.