Ecomuseu de Maranguape: Pesquisa e Extensão no programa Agentes Jovens do Patrimônio Cultural.
O Ecomuseu de Maranguape e a Escola Municipal José de Moura fomalizam neste mês de Fevereiro de 2025 ações de pesquisa e extensão nos conteúdos teóricos e práticos na formação dos estudantes do ensino fundamental II que integram o programa Agentes Jovens do Patrimônio Cultural. Uma ação parceira Ecomuseu-Escola, coordenada pela Profa. Dejane Costa, com o apoio dos Profs. Dálisson Cavalcante, Lêda Costa, Geane Vasconcelos e do Coordenador Pedagógico da Escola Municipal José de Moura, Prof. César Neto.
A iniciativa é um dos resultados do trabalho de campo da tese de doutorado da museóloga e pesquisadora Nádia Almeida (equipe de coordenação do Ecomuseu de Maranguape) e objetiva desenvolver o potencial e a dimensão científica e interdisciplinar do Patrimônio Cultural para a aprendizagem e formação humana na perspectiva crítica e transformadora do educador brasileiro Paulo Freire.
O trabalho de campo da pesquisa de doutorado contempla projetos em Itália, Portugal e Brasil. Sendo que o terreno brasileiro contempla o Ecomuseu de Maranguape, com ênfase na metodologia e resultados do Projeto CONSIGO. Para tanto, a pesquisadora Nádia Almeida, realizou entrevistas e intervenções educativas.
A pequisa de doutorado está sendo desenvolvida no âmbito do Programa Doutoral em Ciências da Educação (PDCE) da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUP). A tese da pesquisadora Nádia Almeida está vinculada na COPIN (Comunidade de Práticas de Investigação) na linha de pesquisa "Trabalho, Educação, Desenvolvimento e Movimentos Sociais" (TEDeMoS) do Centro de Investigação e Intervenção Educativa da FPCEUP. Conta como orientadores os Professores Doutores João Caramelo, Alexandra de Sá Cosa, Paolo Vittoria.