quarta-feira, 5 de maio de 2021

Projeto CONSIGO do Ecomuseu de Maranguape lança o primeiro APP em Museologia Comunitária. Educação Patrimonial para a Salvaguarda Comunitária.

Projeto CONSIGO lança o primeiro APP em  Museologia Comunitária.


Neste último sábado, dia 01/05/21, aconteceu o lançamento do aplicativo ‘CONSIGO’. O lançamento, que ocorreu de modo virtual (via plataforma Google Meet), contou com a presença das representantes do Ibermuseus, Milvia Leon e Mariana Soares, do Secretário de Educação de Maranguape, Raimundo Soares Júnior, da autora do livro “Ecomuseu. O futuro da memória. Uma publicação italiana do serviço educativo de Caserta, Itália”, Emilia Ruggiero, do representante do Sistema Estadual de Museus de São Paulo, Davidson Kaseker, da Presidente da ABREMC (Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários), Terezinha Rezende, e demais representantes do Setor Museal Brasileiro. Além desses todos, se fizeram presentes os 50 estudantes representantes das 25 escolas públicas de Maranguape/CE, que são o “coração” do projeto CONSIGO, os seus respectivos professores e a equipe de coordenação geral do projeto CONSIGO.




Na ocasião, o aplicativo ‘CONSIGO’, vencedor do 11° Prêmio Ibermuseus de Educação e 1° aplicativo brasileiro para dispositivos móveis (smartphone, tablet, etc.) no âmbito da museologia, teve suas funções e configurações apresentadas.  Dentre as ferramentas da plataforma estão o Ecoflix (Podcast), diário de campo participativo, espaço para a difusão cientifica e para o acervo audiovisual do projeto. Foi ainda ressaltado que a aplicação tem como principais objetivos a realização de um inventário etnográfico do patrimônio cultural de Maranguape/CE e a fruição do mesmo através dela, sendo os responsáveis pela criação dos conteúdos os jovens estudantes do ensino fundamental II (6° a 9° anos) de 25 escolas públicas localizadas nos 17 distritos do município de Maranguape/CE, cerca de 5 mil estudantes com faixa etária entre 11 e 15 anos.



O evento teve contribuições importantes dos participantes acerca do pioneirismo da ferramenta no contexto museal e da sua importância para o desenvolvimento da educação patrimonial nas comunidades locais a ser realizada em parceria com as escolas públicas da região. Em resumo, foi um momento marcante para a museologia e para a educação municipal, estadual e quiçá, nacional e internacional.

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