quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Ecomuseu de Maranguape celebra seus 17 anos com o lançamento da 4ª Edição do PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE AGENTES JOVENS DO PATRIMÔNIO CULTURAL

 


Ecomuseu de Maranguape celebra seus 17 anos com o lançamento da 4ª Edição do seu PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE AGENTES JOVENS DO PATRIMÔNIO CULTURAL


Desde o ano de 2010 quando o Ecomuseu de Maranguape foi chancelado no Programa PONTOS DE CULTURAL do Ministério de Cultura (MINC), realiza a cada 03 anos um PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL com turmas de estudantes da ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ DE MOURA na comunidade rural de Cachoeira. Um dos 17 distritos do município de Maranguape, Ceará.





Desde então, foram abrangidos nas atividades de CURADORIA EDUCATIVA, designadamente com o Programa de Formação AGENTES JOVENS DO PATRIMÔNIO CULTURAL do Ecomuseu de Maranguape,  aproximadamente 200 jovens entre 11 a 15 anos, alunos do ensino fundamental 1 e 2. Outrossim, para esta 4ª edição, a data escolhida para este lançamento, não poderia ser melhor... ou seja, a nova turma foi o maior presente que a equipe técnica poderia ganhar neste aniversário de 17 anos de existência do ECOMUSEU DE MARANGUAPE.




A Programação de Aniversário foi pensada e produzida com todo o carinhos e cuidado em parceria com a gestão da Escola Municipal José de Moura, aliada à ação "EDUCAÇÃO EM FAMÍLIA" sob a coordenação pedagógica do Prof. César Neto, da direção do Prof. Ernesto Silva e da secretaria da Profa. Fabiana Assis, docentes e funcionários, juntamente com equipe de coordenação local do Ecomuseu de Maranguape, Profa. Dejane Costa, Profa. Lêda Assis, Prof. Dalisson Cavalcante e Profa. Geane Vasconcelos. 








Os encontros formativos (teórico e prático) dos Agentes Jovens do Patrimônio Cultural serão semanais e durante os turnos das aulas, pois a Escola Municipal José de Moura desenvolve uma proposta pedagógica inovadora em educação integral desde 2012 que a permitiu introduzir no seu PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) a realização de modo interdisciplinar de atividades em educação patrimonial em parceria com o ECOMUSEU DE MARANGUAPE. 









Como visto, o Ecomuseu de Maranguape conta e sempre contará com o apoio e participação direta da comunidade local. Condição essencial para chegarmos quase na maioridade com este vigor que desde o início impulsionou a criação deste primeiro Ecomuseu no estado do Ceará. Para tanto, a memória e o trabalho da grande idealizadora deste projeto, a Profa. Graça Timbó continuará a inspirará cada um que direta ou indiretamente integra a comunidade de Cachoeira e a Escola Municipal José de Moura.

Viva o Ecomuseu de Maranguape e que venham e tenhamos mil e mais bons motivos para celebrar!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Somos gratos pelo vosso comentário. Outros assuntos por favor mande-nos um email para ecomuseumaranguape@gmail.com. Atentamente. Equipe Ecomuseu de Maranguape.

Projeto CONSIGO de Educação Patrimonial com Escolas Públicas de Maranguape.

Projeto CONSIGO de Educação Patrimonial com Escolas Públicas de Maranguape.
Fase II do Projeto CONSIGO de Educação Patrimonial tem início com encontro formativo para coordenadores pedagógicos das Escolas Públicas de Maranguape.

Difusão Científica - Rede de Tecnologias Sociais de Maranguape

Ecomuseu de Maranguape celebra seus 17 anos com o lançamento da 4ª Edição do PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE AGENTES JOVENS DO PATRIMÔNIO CULTURAL

  Ecomuseu de Maranguape celebra seus 17 anos com o lançamento da 4ª Edição do seu PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE AGENTES JOVENS DO PATRIMÔNIO CULT...

Recomendamos Leitura!!

Postagens mais visitadas do Ecomuseu de Maranguape

Paulo Freire e Museologia de Práxis Comunitária

"Existir, humanamente, é pronunciar o mundo, é modificá-lo."
(Pedagogia do Oprimido. 1968)

Participe da Campanha de Assinatura Solidária do Ecomuseu de Maranguape

Participe da Campanha de Assinatura Solidária do Ecomuseu de Maranguape
Clique no link e saiba como fazer para ser um/a amigo/a do Patrimônio Cultural de Maranguape!!