terça-feira, 20 de maio de 2025

Festival do Feijão-Verde de 2025 no Ecomuseu de Maranguape registra um novo momento da cultura local. Parcerias, afetos e compromissos em Museologia e Educação para o Desenvolvimento Integral do Território.

Festival do Feijão-Verde de 2025 no Ecomuseu de Maranguape registra um novo momento da cultura local. Parcerias, afetos e compromissos em Museologia e Educação para o Desenvolvimento Integral do Território.



Neste sábado (17/05/2025) com um clima ensolarado e temperatura primaveril realizou-se a edição 2025 do FESTIVAL DO FEIJÃO-VERDE do ECOMUSEU DE  MARANGUAPE. Uma celebração comunitária para valorização dos SABORES E SABERES locais. Tendo como um do princiapis momentos da programação, a degustação do tradicional e melhor feijão-verde da região, receita típica do distrito de Cachoeira.  











A programação continua a homenagear e dar a conhecer os valorosos trabalhos dos pioneiros idealizadores do Festival do Feijão-Verde (FFV). A sala Professora Graça Timbó é um desse espaços, que descutem a memória viva e o legado de uma das mais importantes lideranças locais, liderança também responsável pela criação do Ecomuseu de Maranguape. Para Graça Timbó, esta  data celebrativa da Semana Nacional do Museus realizada em conjunto com  FFV era a grande culminância e um essencial impulsonador dos projetos na comunidade de Cachoeira pelo desenvolvimento integral do território.










Como não poderia ser diferente e ainda sempre inovador sob o ponto de vista educativo, a programação anualmente planejada para o Festival do Feijão-Verde integra o calendário oficial de atividades letivas da Escola Muncipal José de Moura. Uma verdadeira aula de campo para os estudantes, professores, famílias e para toda à população maranguapense e região. Conhecimentos sobre o seu próprio território e patrimônio cultural produzidos por e entre gerações. Uma educação patrimonial popular e popularizada. Praxis Educativa, como nos inspira o patrono da educação brasileira, Paulo Freire. 











As atividades de condução cultural na visita ao acervo do Ecomuseu de Maranguape desde a primeira edição do Festival do Feijão-Verde (FFV, 2007) sempre esteve com os AGENTES JOVENS DO PATRIMÔNIO CULTURAL. Estudantes do Ensino Fundamental II da Escola Municipal José de Moura, que brilham mais ainda por saberem que também participam da SEMANA NACIONAL DE MUSEUS (Ibram), pois todos os anos o FFV é inscrito na programação que comemora o Dia Internacional dos  Museus (18 de Maio).








Nesta edição para 2025, o FFV contou com importantes parcerias, como da FITEC e da Secretaria de Cultura e Turismo de Maranguape, como mostra o excelente vídeo institucional produzido:





  


Viva o Festival do Feijão-Verde de Maranguape!!
Viva o Ecomuseu de Maranguape!!
Viva a Comunidade de Cachoeira!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Somos gratos pelo vosso comentário. Outros assuntos por favor mande-nos um email para ecomuseumaranguape@gmail.com. Atentamente. Equipe Ecomuseu de Maranguape.

Projeto CONSIGO de Educação Patrimonial com Escolas Públicas de Maranguape.

Projeto CONSIGO de Educação Patrimonial com Escolas Públicas de Maranguape.
Fase II do Projeto CONSIGO de Educação Patrimonial tem início com encontro formativo para coordenadores pedagógicos das Escolas Públicas de Maranguape.

Difusão Científica - Rede de Tecnologias Sociais de Maranguape

Desde o 1º Encontro Encontro de Museologia Comunitária de Maranguape, que contou com Hugues de Varine (2012), em andamento o 1º Encontro de Ecomuseus e Geoparques do Estado do Ceará 2025. Participe!

Desde o 1º Encontro Encontro de Museologia Comunitária de Maranguape, que contou com Hugues de Varine (2012), em andamento o 1º Encontro de ...

Recomendamos Leitura!!

Postagens mais visitadas do Ecomuseu de Maranguape

Paulo Freire e Museologia de Práxis Comunitária

"Existir, humanamente, é pronunciar o mundo, é modificá-lo."
(Pedagogia do Oprimido. 1968)

Participe da Campanha de Assinatura Solidária do Ecomuseu de Maranguape

Participe da Campanha de Assinatura Solidária do Ecomuseu de Maranguape
Clique no link e saiba como fazer para ser um/a amigo/a do Patrimônio Cultural de Maranguape!!