Página - Visitações Ecomuseu de Maranguape - AGENTES JOVENS DO PATRIMÔNIO CULTURAL. Estudo de Público

Abertura do ano de visitações 

Ecomuseu de Maranguape 2025



Visitação - 20/02/2025

(Foto oficial. 20/02/2025 - Visitação Coorenação do Centro de Memória da Fazenda (SEFAZ)/Fortaleza, CE.



O Ecomuseu de Maranguape lançou hoje com a excelente visitação e reunião de trabalho com a coordenação do Centro de Memória da Fazenda (SEFAZ), Dra. Ana Paula, as comemorações Ecomuseu de Maranguape 20.  Ou seja, desta presente data até 12 de Outubro de 2026, o Ecomuseu de Maranguape celebará em cada uma das atividades especialmente planejadas para este intento, os 20 anos do Ecomuseu de Maranguape.

Para tanto, uma ampla ação colaborativa entre parceiros, amigos e incentivadores está em andamento para presentiarmos nesta significativa data, o Ecomuseu de Maranguape, com a reforma e requalificação desde importante equipamente cultural, sua sede, o "Casarão de Cachoeira" .






 

Com a presença da Dra. Ana Paula, os Agentes Jovens do Patrimônio Cultural de Maranguape conduziram visitação pelos espaços expositivos, que também encontram-se no Projeto de Conservação Preventiva (para ecomuseus e museus comunitários), eleborado pela museóloga Nádia Almeida. 

Após o momento visitação, não faltou a experiência gastronômica da "merenda" com os quitutes preparados com produtos locais, acompanhado de chuva forte, característica da nossa quadra invernosa cearense que embelza ainda mais a paisagem natural - transição serra-sertão - da comunidade de Cachoeira.





Para concluir a visitação foi realizada a 1ª reunião de trabalho entre o Centro de Memória da Fazenda (SEFAZ) e Ecomuseu de Maranguape para a criação de um GT (Grupo de Trabalho) para alinhamentos sobre iniciativas parceiras. A Saber: i) Mobilidade Cultural; ii) Programa em conjunto para a Semana Nacional de Museus 2025; iii) Apoio na reforma e qualificação dos espaços físicos do Ecomuseu de Maranguape (Casarão de Cachoeira) e iv) Parcerias institucionais.




   

Para saber mais: 

Centro de Memória da Fazenda (SEFAZ) - https://www.sefaz.ce.gov.br/centro-de-memoria/





Visitação - 06/02/2025

 
(Foto oficial. 06/02/2025 - Visitação da Equipe de Coordenação do Museu do Trem, Gramado/RS)


Para começar bem o novo ano de visitações, recebemos hoje a equipe de coordenação do Museu do Trem, localizado na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. O objetivo da visita, para mais de conhecer o acervo do Ecomuseu de Maranguape e vivenciar o patrimônio cultural local da comunidade de Cachoeira, de acordo com o diretor do Museu do Trem, foi para "aprender mais sobre o programa dos Agentes Jovens do Patrimônio Cultural" e levar esta proposta para sua iniciativa museológica.



Ainda pela visita, afetos, diálogos e parceria também compareceram no encontro em que fomos presenteados com publicações de autoria do coordenador do Museu do Trem, o cearense Wanderley Cavalcante. A parceria com o Ecomuseu de Maranguape começará com a participação da Chef de gastronomia Laurenice de Souza que se prontificou a participar na 18ª edição do Festival do Feijão-Verde de Maranguape.



Wanderley Cavalcante e Carmélia Crisóstomo relataram o histórico do Museu do Trem para os jovens do Ecomuseu de Maranguape, as ideias e projetos lúdicos-didáticos que estão a desenvolver com a comunidade local do bairro de Várzea Grande. 




Para saber mais sobre o Museu do Trem: https://www.facebook.com/profile.php?id=100063773673163



Para agendar visitação no Ecomuseu de Maranguape:

ecomuseumaranguape@gmail.com
Fundação TERRA/WhatsApp: +55 88 988051959



«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

Abertura do ano de visitações 

Ecomuseu de Maranguape 2024



Para este ano de 2024, não diferente de edições anteriores, a programação de visitação ao Ecomuseu de Maranguape continua repleta de novidades, sendo a principal delas a estreia dos novos AGENTES JOVENS DO PATRIMÔNIO CUTURAL.

O novo grupo, composto por estudantes da ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ DE MOURA, iniciou sua formação dentro das comemorações do aniversário de 17 anos do Ecomuseu de Maranguape celebrado em 12 de outubro de 2023 sobe a coordenação das professoras e técnicas em museologia comunitária Dejane Costa, Lêda Assis, Geane Vasconcelos e do coordenador de TI, Dalisson Cavalcante. 





Um importante avanço neste edição 2024 foi o lançamento de mais um novo espaço no Ecomuseu de Maranguape. Qual seja: LABORATÓRIO DE MUSEOLOGIA COMUNITÁRIA. As atividades desta nova ação serão desenvolvidas no espaço multiuso do Ecomuseu de Maranguape e tem como objetivo promover formações, vivências e produção de conteúdo sobre temas relativos ao patrimônio cultural, salvaguarda e conservação preventiva sempre na perspectiva crítica e da educação popular.




Para abertura das atividades de visitação, o Ecomuseu de Maranguape teve a grata satisfação de receber do município vizinho de Guaiuba, a Escola Manoel Xavier Pires, localizado na comunidade de Dourado.











Para agendar vista: 
ecomuseumaranguape@gmail.com

Telefone: +55 85 82135263 (WhatsApp)


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Somos gratos pelo vosso comentário. Outros assuntos por favor mande-nos um email para ecomuseumaranguape@gmail.com. Atentamente. Equipe Ecomuseu de Maranguape.

Projeto CONSIGO de Educação Patrimonial com Escolas Públicas de Maranguape.

Projeto CONSIGO de Educação Patrimonial com Escolas Públicas de Maranguape.
Fase II do Projeto CONSIGO de Educação Patrimonial tem início com encontro formativo para coordenadores pedagógicos das Escolas Públicas de Maranguape.

Difusão Científica - Rede de Tecnologias Sociais de Maranguape

Festival do Feijão-Verde de 2025 no Ecomuseu de Maranguape registra um novo momento da cultura local. Parcerias, afetos e compromissos em Museologia e Educação para o Desenvolvimento Integral do Território.

Festival do Feijão-Verde de 2025 no Ecomuseu de Maranguape registra um novo momento da cultura local. Parcerias, afetos e compromissos em Mu...

Recomendamos Leitura!!

Postagens mais visitadas do Ecomuseu de Maranguape

Paulo Freire e Museologia de Práxis Comunitária

"Existir, humanamente, é pronunciar o mundo, é modificá-lo."
(Pedagogia do Oprimido. 1968)

Participe da Campanha de Assinatura Solidária do Ecomuseu de Maranguape

Participe da Campanha de Assinatura Solidária do Ecomuseu de Maranguape
Clique no link e saiba como fazer para ser um/a amigo/a do Patrimônio Cultural de Maranguape!!