quarta-feira, 5 de abril de 2023

Aberto o ciclo interdisciplinar de vivências e visitação ao Ecomuseu de Maranguape 2023. Acompanhem e agendem participação!!

Aberto o Ciclo Interdisciplinar de Vivências e Visitação ao Ecomuseu de Maranguape 2023. Acompanhem e agendem participação!!




Neste mês de abril de 2023, o Ecomuseu de Maranguape abre suas portas e janelas para acolher em vivências e percursos interdisciplinares com o património cultural. 

Como primeiro grupo de visitação, que é feito por agendamento à equipe da curadoria educativa do Ecomuseu de Maranguape, tivemos a imensa satisfação de receber a Escola Municipal João Cirino Nogueira, localizada no distrito de Sapupara, em Maranguape. Mais ainda foi a nossa satisfação por sabermos que esta visita integra uma ação em educação patrimonial que a Escola realiza em parceria com o Instituo ARRREVOAR. O Projeto Guardiões da Memória.





A visitação - única e exclusiva - uma experiência personalizada para cada
grupo, realizada previamente pela equipe da curadoria educativa do Ecomuseu de Maranguape, teve inicio com uma roda de conversa sobre questões levantadas pelos estudantes e professores acerca da história do Ecomuseu e da importância de projetos em museologia comunitária em parceira com as Escolas. 

Vivências conduzidas por Dalisson Cavalcante, Lêda Assis, Dejane Costa, neste momento de boas-vindas à equipe da Escola Municipal João Cirino Nogueira, também contou com a participação de Nádia Almeida por plataforma de videoconferência. Um recurso novo que será aperfeiçoada a medida que o CICLO DE INTERDISCIPLINAR DE VIVÊNCIAS E VISITAÇOES neste ano de 2023 avance na sua práxis reflexiva resultantes das atividades em educação patrimonial desenvolvidas para cada visitação.




O Projeto do Instituto ARREVOAR, Guardiões da Memória, está apoiada pela equipe docente da Escola, em que em nome da coordenadora pedagógica, Profa. May Kelly, juntamente com as Professoras Rafaela, Elaine, forneceram todo o suporte necessário para esta iniciativa do Prof. Antônio tornasse real a visita ao Ecomuseu de Maranguape.





O Serviço de curadoria educativa do Ecomuseu de Maranguape, ao planejar a visitação de grupos, também desenvolve atividades para uma 'pós-visitação". Compreendemos que a educação patrimonial é processual e reflexiva. Desta forma a vivência não concluir ao sair do Ecomuseu/Museu, mas continuará na relação que os integrantes dos grupos manterão conosco!!

Para a estudante Stéfane, assim descreveu a sua vivência:

"Como foi a minha experiência no Museu da Cachoeira. 
Eu amei tudo de lá a minha experiência foi ótima eu nunca tinha visto um museu como aquele eu aprendi mais de como foi que eles tiveram a ideia de criar um museu lá na cachoeira o museu de lá é incrível as pessoas são maravilhosas a paisagem é linda e eu aprendi mais sobre a cultura e a história deles e essa foi a minha experiência no Museu da Cachoeira."







Para agendar visitação

Email: ecomuseumaranguape@gmail.com 

Telefone/WhatsApp: 

+55 85982135263 (Dalisson Cavalcante)
+55 85981824609 (Geane Vasconcelos)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Somos gratos pelo vosso comentário. Outros assuntos por favor mande-nos um email para ecomuseumaranguape@gmail.com. Atentamente. Equipe Ecomuseu de Maranguape.

Projeto CONSIGO de Educação Patrimonial com Escolas Públicas de Maranguape.

Projeto CONSIGO de Educação Patrimonial com Escolas Públicas de Maranguape.
Fase II do Projeto CONSIGO de Educação Patrimonial tem início com encontro formativo para coordenadores pedagógicos das Escolas Públicas de Maranguape.

Difusão Científica - Rede de Tecnologias Sociais de Maranguape

Ecomuseu de Maranguape celebra seus 17 anos com o lançamento da 4ª Edição do PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE AGENTES JOVENS DO PATRIMÔNIO CULTURAL

  Ecomuseu de Maranguape celebra seus 17 anos com o lançamento da 4ª Edição do seu PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE AGENTES JOVENS DO PATRIMÔNIO CULT...

Recomendamos Leitura!!

Postagens mais visitadas do Ecomuseu de Maranguape

Paulo Freire e Museologia de Práxis Comunitária

"Existir, humanamente, é pronunciar o mundo, é modificá-lo."
(Pedagogia do Oprimido. 1968)

Participe da Campanha de Assinatura Solidária do Ecomuseu de Maranguape

Participe da Campanha de Assinatura Solidária do Ecomuseu de Maranguape
Clique no link e saiba como fazer para ser um/a amigo/a do Patrimônio Cultural de Maranguape!!