sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

Estudo de Públicos: Ecomuseu de Maranguape em 2024 dobra o número de visitação de Escolas Públicas. O Relatório "Ecomuseu de Maranguape em pessoas e números" será publicado em 2025.

 Estudo de Públicos: 
Ecomuseu de Maranguape em 2024 dobra o número de visitação de Escolas Públicas


(Escola Municipal Carlos Pereira de Sousa/Maranguape)



O Programa formativo AGENTE JOVEM DO PATRIMÔNIO CULTURAL (AJPC) do Ecomuseu de Marangupe que contempla trienalmente estudantes da Escola Municipal José de Moura é a principal razão para este amplo aumento na visitação de grupos escolares neste ano de 2024.

De acordo com a coordenadora do Programa AJPC, a professora Dejane Costa, falar da sua história e memória entre pares produz mais empatia e assim, também produz mais conhecimento e conscientização política e social. 

O Relatório Ecomuseu de Maranguape em pessoas e números ainda está em avaliação -  resultados, gráficos e estatístas - será publicado no início do próximo ano de 2025.




Considerando que ao longo do ano de 2024, a aprendizagem significativa aos pares, entre jovens estudantes é uma das atividade práticas do AJPC, a curadoria educativa do Ecomuseu de Maranguape vai inaugurar no inicio do ano museológico de 2025, exposição itinerante sobre o histórico dos 18 anos do Ecomuseu de Maranguape na perspectiva das visitações das Escolas Públicas e dos contribuitos dos aprendizados museológicos na vida escolar, formação humana e profissional destes estudantes que há quase duas décadas encontraram no território, no acervo e nas ativiadades de modo geral da curadoria educativa conteúdos quiçá transformadores. 
A exposição vai ser acompanhada do lançamento de uma publicação sobre esta significativa data de tempos e espaços em que comemora-se os 18 anos de existência na comunidade de Cachoeira, do 1º ecomuseu comunitário do estado do Ceará.



(Escola Municipal Nilo Campelo/Maranguape. Vivência ambiental no território)



(Casa de Farinha para entrada histórica do Ecomuseu de Maranguape)



(Espaço Cultural "Paulo Freire" do Ecomuseu de Maranguape)


Com a experiência acumulada com projetos, programas e iniciativas diversas no campo da museologia comunitária e educação, em 2025 será o ano que o Ecomuseu de Maranguape irá consolidar teórico e metodologicamente o seu Programa Formativo em "Educação Museológica" resultante da pesquisa desenvolvida desde 2019 pela museóloga Nádia Almeida e dos projetos interdisciplinares da coordenação do Ecomuseu de Maranguape composto por Dejane Costa, Lêda Assis, Dalisson Cavalcante, Geane Costa, Verônica Falcão e demais parceiros. 


Para agendar visitação e outros assuntos: ecomuseumaranguape@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Somos gratos pelo vosso comentário. Outros assuntos por favor mande-nos um email para ecomuseumaranguape@gmail.com. Atentamente. Equipe Ecomuseu de Maranguape.

Projeto CONSIGO de Educação Patrimonial com Escolas Públicas de Maranguape.

Projeto CONSIGO de Educação Patrimonial com Escolas Públicas de Maranguape.
Fase II do Projeto CONSIGO de Educação Patrimonial tem início com encontro formativo para coordenadores pedagógicos das Escolas Públicas de Maranguape.

Difusão Científica - Rede de Tecnologias Sociais de Maranguape

FUNDAÇÃO TERRA celebra 30 anos de trabalho com eleição e posse da nova diretoria 2025 a 2029

  FUNDAÇÃO TERRA  Celebra 30 anos de trabalho com eleição e posse da nova diretoria 2025 a 2029. A Fundação Trabalho Educacional com Recurso...

Recomendamos Leitura!!

Postagens mais visitadas do Ecomuseu de Maranguape

Paulo Freire e Museologia de Práxis Comunitária

"Existir, humanamente, é pronunciar o mundo, é modificá-lo."
(Pedagogia do Oprimido. 1968)

Participe da Campanha de Assinatura Solidária do Ecomuseu de Maranguape

Participe da Campanha de Assinatura Solidária do Ecomuseu de Maranguape
Clique no link e saiba como fazer para ser um/a amigo/a do Patrimônio Cultural de Maranguape!!