Estudo de Públicos:
Ecomuseu de Maranguape em 2024 dobra o número de visitação de Escolas Públicas
O Programa formativo AGENTE JOVEM DO PATRIMÔNIO CULTURAL (AJPC) do Ecomuseu de Marangupe que contempla trienalmente estudantes da Escola Municipal José de Moura é a principal razão para este amplo aumento na visitação de grupos escolares neste ano de 2024.
De acordo com a coordenadora do Programa AJPC, a professora Dejane Costa, falar da sua história e memória entre pares produz mais empatia e assim, também produz mais conhecimento e conscientização política e social.
O Relatório Ecomuseu de Maranguape em pessoas e números ainda está em avaliação - resultados, gráficos e estatístas - será publicado no início do próximo ano de 2025.
Considerando que ao longo do ano de 2024, a aprendizagem significativa aos pares, entre jovens estudantes é uma das atividade práticas do AJPC, a curadoria educativa do Ecomuseu de Maranguape vai inaugurar no inicio do ano museológico de 2025, exposição itinerante sobre o histórico dos 18 anos do Ecomuseu de Maranguape na perspectiva das visitações das Escolas Públicas e dos contribuitos dos aprendizados museológicos na vida escolar, formação humana e profissional destes estudantes que há quase duas décadas encontraram no território, no acervo e nas ativiadades de modo geral da curadoria educativa conteúdos quiçá transformadores.
A exposição vai ser acompanhada do lançamento de uma publicação sobre esta significativa data de tempos e espaços em que comemora-se os 18 anos de existência na comunidade de Cachoeira, do 1º ecomuseu comunitário do estado do Ceará.
(Escola Municipal Nilo Campelo/Maranguape. Vivência ambiental no território)
Com a experiência acumulada com projetos, programas e iniciativas diversas no campo da museologia comunitária e educação, em 2025 será o ano que o Ecomuseu de Maranguape irá consolidar teórico e metodologicamente o seu Programa Formativo em "Educação Museológica" resultante da pesquisa desenvolvida desde 2019 pela museóloga Nádia Almeida e dos projetos interdisciplinares da coordenação do Ecomuseu de Maranguape composto por Dejane Costa, Lêda Assis, Dalisson Cavalcante, Geane Costa, Verônica Falcão e demais parceiros.
Para agendar visitação e outros assuntos: ecomuseumaranguape@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Somos gratos pelo vosso comentário. Outros assuntos por favor mande-nos um email para ecomuseumaranguape@gmail.com. Atentamente. Equipe Ecomuseu de Maranguape.